Projetos 2012

para ver todos os projetos acesse nosso antigo site CLIQUE AQUI
NELE TEM MAIS INFORMAÇÃO PORQUE NOSSO TEMPINHO NÃO DEU PRA TRAZER PARA ESTE ESPAÇO.

Aluno Monitor 2012-Agosto e Setembro
Acompanhe os projetos em nossa fan page https://www.facebook.com/pages/Clube-de-Hist%C3%B3ria-da-Prof%C2%AA-Jossandra/297367530315051?fref=nf 





Projeto: Teresina - 160 anos: A cidade que temos a cidade que queremos
FUNDAMENTAÇÃO-JUSTIFICATIVA-OBJETIVOS


Quando pensamos em um projeto de História logo nos reportamos ao passado.  Esquecendo-nos de refletir sobre a sociedade presente e de imaginar e aspirar ao futuro.
O projeto Teresina-160 anos: A cidade que temos, a cidade que queremos foi idealizado para analisar a cidade de Teresina, não somente em seus aspectos sócio histórico, mas sim em sua conjuntura social-econômica atual e se propõe a refletir sobre ações de seus habitantes no futuro.
Teresina é capital do estado Piauí. Localiza-se no Centro-Norte Piauiense a 366 km do litoral. Aglomera cerca de 1.150.000 habitantes, está "amarrotada" de prédios, carros,carros e mais carros, motos,motos e mais motos. Os habitantes acreditam que a cidade está evoluindo.
Fundada em 1852 por então governador da província do Piauí, Antônio Conselheiro Saraiva, nasceu às margens do rio Parnaíba, com uma função redentora de retirar a província do atraso econômico em relação às demais do país.
Depois de 160 anos de sua fundação, percebemos a necessidade de uma reflexão acerca da cidade que temos que aspectos positivos e negativos da cidade evoluíram, até que ponto a cidade é um espaço adequado para a habitação, moradia e bem – estar de seus habitantes.
O projeto se propõe a fazer esta discursão e análise da cidade sob uma perspectiva interdisciplinar. Perpassando os limites da história e com a ajuda dos professores de matemática, língua portuguesa, artes, geografia e ciência analisar e produzir conhecimento a respeito da urbanização da cidade, assim como sua situação de saúde pública, marginalidade e pobreza.
O projeto também visa produzir material fotográfico e de vídeos que serão feitos pelos próprios alunos, na ótica e perspectiva deles sobre a cidade de Teresina. Assim também como incentivá-los a produzir textos sobre o tema em um concurso de redação e estimula-los artisticamente com desenhos em um concurso de desenhos, que serão realizados respectivamente pelos professores de língua portuguesa e artes.
Tem como proposta o projeto realizar quatro aulas passeios com pequenos grupos formados em diferentes salas por temas como: urbanismo ( que visitará o metrô de Teresina com o profº Ivanisio) , saúde pública ( visita as redondezas do escola com a professora de Ciências Ariane), pobreza e marginalidade em Teresina ( visita ao centro da cidade com a professora Jossandra) e Dados sobre o crescimento da violência em Teresina ( visita ao arquivo público de Teresina coma professora Jossandra).
O projeto também terá a participação dos alunos do sétimo e oitavo ano tarde sob a coordenação da professora Luciana (História) com produção de fotografias e vídeos acerca de temas escolhidos pela professora acerca do tema do projeto.
A culminância do projeto se dará dia 31 de agosto em forma de exposição de cartazes impressões de todo o material  fotográfico, recortes e vídeos.
A exposição de vídeos será realizada em uma sala antecipadamente preparada para receber os demais alunos da escola com os vídeos já editados e formatados para o evento.
O projeto ainda se propõe a fazer uma intervenção na comunidade no mês de setembro, a fim de levar para a sociedade os resultados das pesquisas realizadas pelos alunos em forma de uma caminhada pela avenida principal do bairro da escola, com cartazes que mostram a correlação e reflexão da cidade que temos e da cidade que queremos.
Por fim analisando a evolução da cidade, refletindo sobre a cidade que temos hoje e trazendo perspectivas de ações que tragam mudanças para um futuro melhor de Teresina, cumpriremos nosso papel de habitante e de ser sócio-histórico-cultural.

EXECUÇÃO E CULMINÂNCIA

O projeto foi realizado em várias etapas.

  1. primeiramente trabalhamos a contextualização histórica da cidade de Teresina no final dos séculos XIX até meados do século XX.Usamos como bibliografia o trabalho da professora Mafalda:Imaginário versus probeza em Teresina e Francisco Alcides o FOGO;
  2. As turmas foram divididas em grupos 





Image du Blog perolascraps.centerblog.net