Aulas e Projetos de História em 2011
Professora Jossandra com a turma 16DM em sua festa
de aniversário surpresa
Aulas de História Chatas nunca mais...
A professora Jossandra Barbosa trabalha com quatro turmas de
6º ano na escola municipal professora Mª do Socorro no turno
manhã.Apaixonada pela pedagogia de projeto vem aplicando
seus métodos em suas aulas que vem dando muito resultado.
Aqui você encontrará todos os projetos realizados no ano de 2011.
Lembrando que o principal objetivo desta página é mostrar que o
ensino de História decoreba já acabou, a inclusão de novas tecnologias e muita criatividade podem ser trabalhadas juntos com os conteúdos e desenvolver as habilidades necessárias nos alunos para o desenvolvimento de um ser critico e social. ![]() 1º projeto pro
je
-Clube de história - fev a dez/2011
O primeiro projeto de 2011 foi a apresentação aos alunos do projeto
clubedehistoria1.webs.com que tem como principal objetivo utilizar os
TIcs(Tecnologia de Informação e Comunicação) como ferramenta de
aprendizagem dessa forma tornando o esnino de História atrativo e
estimulante aos alunos do sexto ano.
1ª etapa - Os alunos foram apresentados ao projeto com uma aula no
laborátorio de informática com a utilização do data show para a turma pudesse obserar todos os recursos do site, a sala de pesquisa, álbum de fotos, curiosidade, conheça Teresina, link, músicas e etc.
2ª etapa -Junto com a direção e a coordenação da escola ficou reser-
vado às quinta feira ( os cinco horários) para a utilização de forma exclusiva do laboratório de informática para acesso dos alunos ao clube de história.
3ª etapa - Primeira pesquisa realizada pelos alunos foi sobre "As diferentes
formas de contar o tempo". Paralelo ao conteúdo cobrado pela sequência didática do livro os alunos receberam um guia de pesquisa , onde deveriam ler a pesquisa publicada no site, interpretar e resolver questões abordadas em sala de aula previamente. Também foram cobrada a análise do vídeo e do poema públicado no site.
Avaliação - Os relatórios foram contados como parte da nota mensal dos alunos.
![]() recebidos.A interesse pela aula, comportamento e colaboração dos grupos foi ótima. ![]()
a pesquisa, o que resultou na formação de grupos muito grande para cada máquina.
2º Projeto
-Aluno Monitor/fev-março-abril/2011![]()
Giovanio-16CM/Ester-16DM/Geovana-16BM/Estefany-16AM
![]()
Objetivo dos Projeto:
Aumentar os vínculos afetivos entre aluno e professor;
![]() ![]() ![]() durante a monitoria; ![]() ![]()
Metodologia de seleção:
Os alunos são selecionados no início de cada bimestre a partir do
interesse dos que querem se candidatar a vaga de monitor de História;
-Seleção do primeiro bimestre:
Foram realizados várias atividades diferentes em cada turma do sexto ano.
![]() disputavam a monitoria fizeram uma caçada ao premio. Stefany se deu bem e escolheu as pistas certas que lhe levaram a 3ª fileira e ultima cadeira -onde estava o premio embaixo da carteira. foi muito legal, todo muito ficou ansioso para saber quem ia ganhar. ![]() estourou mais balões teve mais oportunidade de pegar mensagens, mas só O Giovanio teve a sorte de pegar o bilhete premiado, foi uma alegria geral. ![]() a única que tinha a mensagem de parabéns você foi escolhido monitor da turma. ![]() consegui a vitoria e foi aplaudida e abraçada pela maioria da sala. fiquei muito feliz pela quantidade de inscrições feitas para disputa da vaga. Os que não conseguirem lembrem-se em MAIO tem mais....
Analise dos resultados até o momento:
1º Passeio com os moniores: O passseio cm os monitores foi realizado numa
manhã de sábado , juntamente com a professora de História Jossandra Barbosa, onde houve a visita a vários locais históricos da cidade de Teresina como: Museu, Casa da Cultura, Pálacio do comércio, Praças Rio Branco e Pedro II e outros locais. ![]()
Em síntese, o passeio foi muito produtivo. Os alunos monitores aprovei-
taram todos os momentos do passeio com perguntas e muita curiosida- des sobre os locais visitados. Amizade, respeito e valorização do patri- mônio público foram os principais focos abordados durante o passeio. Onde os alunos puderam se conhecer melhor e estreitar seus laços de amizades. Na oportunidade, a educadora conheceu os pais dos monitores e mostrou a eles a importância deste projeto e a necessecidade da parti- cipação familiar no processo educativo.
Avaliação dos alunos
Em relatos nas salas de aulas eles avaliaram positivamente suas participações
e acreditam que seus interesses pela disciplina História aumentaram.
Autoavaliação:
A participação desses alunos foi surpreendente. Todos ajudarem em
tarefas cotidianas como frequência, disciplina, recados, xerox, apagar o quadro, organização de eventos e eles ainda foram bastante elogiados pela direção e coordenação da escola.
Fiquei sastisfeita com a primeira etapa da monitoria, principalmente pelo
empenhos de outros alunos em se tornar monitor o que significa que o projeto foi bm aceito e desejado pelo alunos.
3º Projeto
- Conhecendo o Patrimônio Histórico de Teresina/Pi -
Sequência didática:
Capítulo 1-pag."O que a História nos conta"
Capítulo 2- pag"O Trabalho do Historiador" e
"Por que preservar o Patrimônio Histórico?"
![]() Parimônios Históricos do Brasil. ![]() mentos históricos de Teresina. ![]() Teresinas em diferentes épocas históricas. ![]() História do povo brasileiro a partir da preservação de seu patrimô- nio histórico e cultura. ![]() de seu patrimônio cultural;
1ª etapa: Foi realizado uma pesquisa no laboratório de informática
sobre o centro de Teresina, buscando encontrar quais imóveis
são tombados como patrimôbio cultural do Brasil ou doEstado.
2ª etapa - Passeio aos principais patrimônios históricos de Teresina-Pi
3ª etapa -Culminância :
Sala de Aula - Costrução de Cartazes com a fotos do passeio com
monitores e fotos de Teresina em várias épocas diferente.
Pátio da Escola- Construção de um varal com os cartazs ao redor do
pátio da escola.Visita das quatro turma de sexto ao varal. Também foram convidados as turmas de 1º o 5º ano para visitarem a exposição.
Avaliação do Projeto:
Os alunos elaboraram individualmente relatórios sobre as tudo que
aprenderam durante todas as etapas do projeto, como também foi realizado uma auto-avaliação sobre os principais pontos positivos e negativos do projeto.
Segundo os alunos:
![]()
Varal de Historia trouxe a aoportunidade de conhecer várias fotos de
Teresina, como o primeiro bonde, a primeira ponte, a praça Rio Branco, Pedro II e Avenida Frei Serafim nas décadas de 50,60,70,80 e atual.
A apresentação do projeto na Ação voluntária da Fundação Bradesco
mostrou a comunidade do bairro o trabalho desenvolvido pela escola.
Colaboração dos professores de Língua Portuguesa(Paulo César),
Luciana(História )do sétimo ano, Levi (Artes) do sexto ano e do professor Wilson (polivalência) do 5º ano. ![]()
- O passeio só foi realizado com os quatro alunos monitores
de Histórias das turmas do 6º ano.
![]() 4º projeto
1ª olímpiada de História
Tema: Conhecendo o Piauí
Participantes: 5º ano,6º ano e 7º ano
Coordenadores Respectivamente:
Wilson e Hossimar, Jossandra e Luciana
![]()
* Integrar numa atividade comum os professores de 5º,6º e 7º ano dos
turnos manhã e tarde;
*Incentivar o estudo histórico , econômico e cultural do Estado do Piauí;
*Sensibilizar alunos,professores e toda comunidade escolar da importância
da realização de projetos que envolvam pesquisas, teatro,dança e trabalhos coletivos;
*Proporcionar uma manhã recretativa com atividades lúdicas e educativas
para as turmas de 5º,6º e 7º ano;
*Trabalhar o ensino de História usando imagens, TCIs, colagem,pesquisa,
música e teatro;
*Buscar a participação de grupos da comunidade para se apresentarem no
dia da culminância;
*Discutir com os alunos temas como particpação, respeito,tolerância e
determinação para conseguir resultados; ![]()
1º Passo - Criação do Projeto e busca de parcerias.
Foi elaborado um projeto e levado aos professores Wilson,Hossimasr e
Luciana, que apoiaram e decidiram participar. O projeto em seguida foi levado a coordenadora da Escola e depois para a Direção que aprovaram e juntos escolhemos a data para sua realização.
2º Passo - Reunião para organização das provas
Os professores se organizaram em uma reunião e discutiram sobre as
provas ,determinando quanto tempo cada uma levaria para se apresentar, critérios de avaliação e distribuição das tarefas para a organização do evento.
3º passo - Organização das equipes em Sala de Aula
As equipe foram divididas em amarelo(5º ano),Verde (6º ano) e Azul
(7º ano) que posteriormente ganharam nomes de Piauizão Vibrante (5º ano), SQC(só quer C) doPiauí (6º ano) e Guardiões da História (7º ano).
Cada professor escolheu 6 alunos para disputarem a maratona de
pergunta e resposta.Além desses foram escolhidos alunos para coordenarem as equipes.As equipes também buscaram apoio junto com a comunidade escolar , professores e funcionários que quisessem aderir ao movimento.
4º passo:Divulgação do evento
O evento foi divulgado no site do clube de história, orkut, e-mail e
formação do IQE de História do município de Teresina.
5º passo -Ensaios e corrida para a realização das provas...
foram UM MÊS para cada equipe se estruturar.Ensaios, cartazes,
camisetas,faixas, etc.,foram confeccionados para a culminância.
6º passo - Rifa para cubrir os gastos.
O Evento recebeu uma doação de um Computador Usado para ser rifado
foram arrecardados aproximadamente R$ 2.400,00 reais. Foram confeccionados 355 camisetas para as equipes personalizadas e 15 camisetas para divulgação e convidados.
7º Passo - Culminância
A culminância do Projeto foi no dia 14-05-2011 das 9:00 as 13:30 horas.
A participação foi surpreendente, a escola toda se voltou para o projeto, funcionário, professores,merendeiras,direção,secretaria,coordenação e pais participaram.
Detalhes da culminância:
Jurados:
Coordenadores,Professores e Funcionários da Escola
Cada equipe escolheu um jurado de disciplina para
avaliar o comportamento das equipe.
Provas :
![]()
6º ano - 35 tipos de comidas
Declaração de amor ao Piauí
Equipe 6º ano-So quer C do Piauí-Fez um cordel com os alunos da
turma B.Um cordel para o Piauí com 8 páginas, foram feitas 100 copias e distribuidas entre as equipe e declamados para os jurados. ![]()
Equipe do 5º
Declamou um cordel em Homenagem ao Piauí
Equipe do 7º
Coreografia e cantou o Hino
![]()
Equipe 6º ano-So quer C do Piauí-Realizou uma coreografia do Hino
do Piauí. ![]()
5º ano- Teatro e dança sobre a lenda Cabeça de Cuia
![]()
7º ano -Declamação de um cordel e fotos do Pi
![]() ![]()
Equipe 7º ano
![]()
Equipe do 5º ano-Trouxe a coordenadora do Escola Aberta
![]()
Equipe do 6º ano -trouxe o Grupo de Hip Hop do P.Pi
![]() ![]()
5º ano- Atividades Econômicas do Piauí Colonial
(Apresentação de um álbum seriado) ![]()
ano-Atividades Economicas do Piauí/Atualidades -
apresentação em data show e teatral de um jornal. ![]()
Atividades Econômica do Piaui-Período Imperial e ao medados da
decada de 50.a equipe desenvolveu uma pesquisa sobre a extração da carnaúba no estado,trouxe amostras desta planta e fotos de tudo que se é feito com ela.
Trabalho com a comunidade
6º ano - O Piauí precisa combater a dengue.
Juntamente com a professora Ariane de ciências, a turma fez um mutirão
de limpeza ao arredores da escola, visitando casas e praças para reacolher garrafas e vasilhames.Foram levados cartazes e panfletos para concientização dos moradores. ![]()
EQUIPE VENCEDORA
![]()
6º ANO =SQC(só quer C ) do Pi
Avaliação:
Podemos avaliar o projeto como excelente em todos os aspectos.
A participação e empenho de todas as equipes em cumprir as provas, ,o relacionamento entre os professores participantes foram fortalecidos com laços de amizades e companheirismo, a integração das salas com outros professores, a participação da comunidade escolar como um todo, a participação dos pais com a venda de rifas e doação de comídas típicas,participação da comunidade em geral comprando pontos da rifa e pessoas que vieram assistir.A disponibilidades das professoras Luciana e Jossandra de darem aula História do Piauí aos sábados para os alunos da maratona, a participação deste alunos com frequencia de 100%, a disponibilidades dos materiais da escola para o evento como data show, caixa de som,microfone,mesas,cadeiras, medalhas,notebook,câmera filmadora e o premio(passeio para turma vencedora).
É de suma importância relatar a participação dos professores
de outras disciplina na atividade, como a professora Ariane(ciências) que ajudou o 6º ano a realizar uma atividade com os alunos da turma D,sobre a dengue na comunidade, do professor João (matemática) do 6º e 7º ano que foi o apresentador do evento, o professor Rubens(Ed.Física) que organizou a equipe do 6º ano na culminância, do professor Paulo César(língua portuguesa) que escolheu e corrigiu os melhores cordeis do 6º ano, das professoras do 7º ano Cristiane(ciências ) e Leilane(língua portuguesa) que ajudaram nas provas a professora Luciana.As professoras do bloco do 1º a 5º ano que apoiaram e ajudaram a equipe do professor Wilson.
A Escola Municipal Mª do Socorro possui somente 7 anos, mas
ainda não havia tido para seus alunos nenhum evento da natureza da Olímpiada de História.Com o sucesso do evento professo- res,coordenadores e direção decidiram tornar a Olímpiada uma atividade do calendário anual da escola no mês de maio.Dessa forma, os professores possam melhor se organizar e planejar com atecedencia suas atividades.
Auto avaliação
A participação do sexto ano foi excelente, com resalva
apenas para o comportamento na culminância de alguns alunos.A determinação e união das salas levou a equipe a vitória.As turmas16BM e 16AM participaram com frequência supreendente. A turma com menor participação foi a 16DM. Os alunos chegaram pontualmente, participaram da organização, se dispuseram a ficar na mesa das comidas típicas, a fazerem os pontos da rifa, a organizarem a equipe, cantaram,gritaram e pularam muito. As provas foram realizadas com sucesso. Os alunos da maratona de perguntas e respostas não erraram nenhuma questão. A turma 16BM realizou a prova de Homenagem dentro do tempo previsto, se organizou, danço cantou e saiu sem nenhum problema.A equipe não teve atraso em nehuma prova.Os pais tiram fotos e trouxeram muitas comidias típicas que foram servidas na hora do lanche. Todas as turmas e pessoalmente estamos de parabéns por termos realizado este evento tão surpreendente. |