Projetos 2011


 Aulas e Projetos de História  em 2011


Professora Jossandra com a turma 16DM em sua festa
de aniversário surpresa
Image du Blog perolascraps.centerblog.net

Aulas de História Chatas nunca mais...


A professora Jossandra Barbosa trabalha com quatro turmas de
 6º ano na escola municipal professora Mª do Socorro no turno 
manhã.Apaixonada pela pedagogia de projeto vem aplicando 
seus métodos  em suas aulas que vem dando muito resultado.
Aqui você encontrará todos os projetos realizados no ano de 2011.
Lembrando que o principal objetivo desta página é mostrar que o
 ensino de História  decoreba já acabou, a inclusão de novas 
tecnologias e muita criatividade podem  ser trabalhadas juntos com
 os conteúdos e desenvolver as habilidades necessárias nos
 alunos para o desenvolvimento de um ser critico e social.

Image du Blog perolascraps.centerblog.net

1º projeto pro
je
-Clube de história - fev a dez/2011
O primeiro projeto de 2011 foi a apresentação aos alunos do projeto
clubedehistoria1.webs.com que tem como principal objetivo utilizar os
 TIcs(Tecnologia de Informação e Comunicação) como ferramenta de
 aprendizagem dessa forma tornando o esnino de História atrativo e
 estimulante aos alunos do sexto ano.
1ª etapa - Os alunos foram apresentados ao projeto com uma aula no
 laborátorio de informática com a utilização do data show para a turma 
pudesse obserar todos os recursos do site, a sala de pesquisa, álbum
 de fotos, curiosidade, conheça Teresina, link, músicas e etc. 
2ª etapa -Junto com a direção e a coordenação da escola ficou reser-
vado às quinta feira ( os cinco horários) para a utilização de forma 
exclusiva do laboratório de informática para acesso dos alunos ao clube 
de história.
3ª etapa - Primeira pesquisa realizada pelos alunos foi sobre "As diferentes
 formas de contar o tempo". Paralelo ao conteúdo cobrado pela sequência 
didática do livro os alunos receberam um guia de pesquisa , onde deveriam ler 
a pesquisa publicada no site, interpretar e resolver questões abordadas em sala
 de aula previamente. Também foram cobrada a análise do vídeo e do poema
 públicado no site.
Avaliação - Os relatórios foram contados como parte da nota mensal dos alunos.
 Pontos positivos- a aprticipação foi de 100% de todas as turmas e de relatórios
 recebidos.A interesse pela aula, comportamento e colaboração dos grupos foi ótima. 
 Pontos negativos -a quantidade insuficiente de microcomputadores para realizar
 a pesquisa, o que resultou na formação de grupos muito grande para cada máquina.




Image du Blog perolascraps.centerblog.net


2º Projeto
-Aluno Monitor/fev-março-abril/2011
Giovanio-16CM/Ester-16DM/Geovana-16BM/Estefany-16AM

Objetivo dos Projeto:
Aumentar os vínculos afetivos entre aluno e professor;
 Dividir atividades diárias do professor com os alunos;
 Despertar maior interesse na disciplina História para os alunos;
 Incentivar avaliações qualitativas junto ás ações desenvolvidas pelos alunos
 durante a monitoria;
 Realizar atividades extracurriculares com os alunos monitores;
 Estreitar relacionamentos com os pais dos monitores e o professor de História;

Metodologia de seleção:
 Os alunos são selecionados no início de cada bimestre a partir do 
interesse dos que querem se candidatar a vaga de monitor de História;
-Seleção do primeiro bimestre:
 Foram realizados várias atividades diferentes em cada turma do sexto ano.
16AM foi feito a brincadeira caça ao tesouro onde quatro alunos que
 disputavam a monitoria fizeram uma caçada ao premio. Stefany se deu 
bem e escolheu as pistas certas que lhe levaram a 3ª fileira e ultima 
cadeira -onde estava o premio embaixo da carteira. foi muito legal, todo
 muito ficou ansioso para saber quem ia ganhar.
 16CM fizemos uma guerra de balões com mensagens dentro. quem 
estourou mais balões teve mais oportunidade de pegar mensagens, mas
 só O Giovanio teve a sorte de pegar o bilhete premiado, foi uma alegria geral.
16 BM a a Giovana se deu bem ao escolher das fichas apregada no quadro
 a única que tinha a mensagem de parabéns você foi escolhido monitor da turma.
16 DM foi muita alegria e os balões foram estourados rapidamente a Ester 
consegui a vitoria e foi aplaudida e abraçada pela maioria da sala. fiquei
 muito feliz pela quantidade de inscrições feitas para disputa da vaga. Os que
 não conseguirem lembrem-se em MAIO tem mais....
Analise dos resultados até o momento:

1º Passeio com os moniores: O passseio cm os monitores foi realizado numa 
manhã de sábado , juntamente com a professora de História Jossandra Barbosa, 
onde houve a visita a vários locais históricos da cidade de Teresina como:
 Museu, Casa da Cultura, Pálacio do comércio, Praças Rio Branco e Pedro II e 
outros locais.
Em síntese, o passeio foi muito produtivo. Os alunos monitores aprovei-
taram todos os momentos do passeio com perguntas e muita curiosida-
des sobre os locais visitados. Amizade, respeito e valorização do patri-
mônio público foram os principais focos abordados durante o passeio.
 Onde os alunos puderam se conhecer melhor e estreitar seus laços de 
amizades. Na oportunidade, a educadora  conheceu os pais dos monitores
 e mostrou a eles a importância deste projeto e a  necessecidade da parti-
cipação familiar no 
processo educativo.

Avaliação dos alunos
Em relatos nas salas de aulas eles avaliaram positivamente suas participações
 e acreditam que seus interesses pela disciplina História aumentaram.
Autoavaliação:
A participação desses alunos foi surpreendente. Todos ajudarem em 
tarefas cotidianas como frequência, disciplina, recados, xerox, apagar o 
quadro, organização de eventos e eles ainda foram bastante elogiados 
 pela direção e coordenação da escola.
Fiquei sastisfeita com a primeira etapa da monitoria, principalmente pelo
 empenhos de outros alunos em se tornar monitor o que significa que
o projeto foi bm aceito e desejado pelo alunos.



Lembrança confeccionada e entregue para os alunos monitores.
Image du Blog perolascraps.centerblog.net
3º Projeto  
- Conhecendo o Patrimônio Histórico de Teresina/Pi - 
Os trabalhos foram expostos no pátio 
da escola em forma de varal.
 Fevereiro a março /2011


Sequência didática:
Capítulo 1-pag."O que a História nos conta"
Capítulo 2- pag"O Trabalho do Historiador" e 
"Por que preservar o Patrimônio Histórico?"

Objetivos:
 Pesquisar quais imóveis em Teresina são reconhecidos como 
Parimônios Históricos do Brasil.
 Levar os alunos monitores para visitarem os principais monu-
mentos históricos de Teresina.
 Trabalhar com fotos e imagens dos monumentos históricos de
 Teresinas em diferentes épocas históricas.
 Despertar o interesse do aluno da importância para a cultura e
 História do povo brasileiro a partir da preservação de seu patrimô-
nio histórico e cultura.
 Obter maiores conhecimentos da história de nossa cidade através
 de seu patrimônio cultural;

Metodologia
1ª etapa: Foi realizado uma pesquisa no laboratório de informática
 sobre o centro de Teresina, buscando encontrar quais imóveis
 são tombados como patrimôbio cultural do Brasil ou doEstado.
2ª etapa - Passeio aos principais patrimônios históricos de  Teresina-Pi

3ª etapa -Culminância :
Sala de Aula - Costrução de Cartazes com a fotos do passeio com 
monitores e fotos de Teresina em várias épocas diferente.

Pátio da Escola- Construção de um varal com os cartazs ao redor do
 pátio da escola.Visita das quatro turma de sexto ao varal. Também
 foram convidados as turmas de 1º o 5º ano para visitarem a exposição.


Avaliação do Projeto:
 Os alunos elaboraram individualmente relatórios sobre as tudo que 
aprenderam durante todas as etapas do projeto, como também foi
 realizado uma auto-avaliação sobre os principais pontos positivos
 e negativos do projeto.
Segundo os alunos:
Principal ponto positivo:
Varal de Historia trouxe a aoportunidade de conhecer várias fotos de 
Teresina, como o primeiro bonde, a primeira ponte, a praça Rio Branco,
 Pedro II  e Avenida Frei Serafim nas décadas de 50,60,70,80 e atual.
A apresentação do projeto na Ação voluntária da Fundação Bradesco
 mostrou a comunidade do bairro o trabalho desenvolvido pela escola.
Colaboração dos professores de Língua Portuguesa(Paulo César),
 Luciana(História )do sétimo ano, Levi (Artes) do sexto ano e do
 professor Wilson (polivalência) do 5º ano.

 ncipal ponto negativo:
- O passeio só foi realizado com os quatro alunos monitores
 de Histórias das turmas do 6º ano.
Image du Blog perolascraps.centerblog.net

4º projeto


1ª olímpiada de História

Tema: Conhecendo o Piauí
Participantes: 5º ano,6º ano e 7º ano
Coordenadores Respectivamente:
Wilson e Hossimar, Jossandra e Luciana
Objetivos:
* Integrar numa atividade comum os professores de 5º,6º e 7º ano dos
 turnos manhã e tarde;
*Incentivar o estudo histórico , econômico e cultural do Estado do Piauí;
*Sensibilizar alunos,professores e toda comunidade escolar  da importância
 da realização de projetos que envolvam pesquisas, teatro,dança e trabalhos
 coletivos;
*Proporcionar uma manhã recretativa com atividades lúdicas e educativas 
para as turmas de 5º,6º e 7º ano;
*Trabalhar o ensino de História usando imagens, TCIs, colagem,pesquisa, 
música e teatro;
*Buscar a participação de grupos da comunidade  para se apresentarem no
 dia da culminância;
*Discutir com os alunos temas como particpação, respeito,tolerância e 
determinação para conseguir resultados;

 Metodologia
 1º Passo Criação do Projeto e busca de parcerias.
Foi elaborado  um projeto e levado aos professores Wilson,Hossimasr e
 Luciana, que apoiaram e decidiram participar. O projeto em seguida foi
 levado a coordenadora da Escola e depois para a Direção que aprovaram
 e juntos escolhemos a data para sua realização.
2º Passo Reunião para organização das provas
Os professores se organizaram em uma reunião e discutiram sobre as 
provas ,determinando quanto tempo cada uma levaria para se apresentar,
 critérios de avaliação e distribuição das tarefas para a organização do evento.
3º passo - Organização das equipes em Sala de Aula
As equipe foram divididas em amarelo(5º ano),Verde (6º ano) e Azul
(7º ano) que posteriormente ganharam nomes de  Piauizão Vibrante
(5º ano), SQC(só quer C) doPiauí (6º ano) e Guardiões da História (7º ano).
Cada professor escolheu 6 alunos para disputarem a maratona de
 pergunta e resposta.Além desses foram escolhidos alunos para 
coordenarem as equipes.As equipes também buscaram apoio junto
 com a comunidade escolar , professores e funcionários que quisessem 
aderir ao movimento.
4º passo:Divulgação do evento
O evento foi divulgado no site do clube de história, orkut, e-mail e
 formação do IQE de História do município de Teresina.
5º passo -Ensaios e corrida para a realização das provas...
foram UM MÊS para cada equipe se estruturar.Ensaios, cartazes, 
camisetas,faixas, etc.,foram confeccionados para a culminância.
6º passo - Rifa para cubrir os gastos.
O Evento recebeu uma doação de um Computador Usado para ser rifado 
foram arrecardados  aproximadamente R$ 2.400,00 reais. Foram confeccionados 
355 camisetas para as equipes personalizadas e 15 camisetas para divulgação
 e convidados.
7º Passo - Culminância
A culminância do Projeto foi no dia 14-05-2011 das 9:00 as 13:30 horas.
A participação foi surpreendente, a escola toda se voltou para o projeto, 
funcionário, professores,merendeiras,direção,secretaria,coordenação e
 pais participaram.
Detalhes da culminância:
Jurados:
Coordenadores,Professores e Funcionários da Escola
Cada equipe escolheu um jurado de disciplina para
 avaliar o comportamento das equipe.
 
Provas :
Comidas tipicas
6º ano - 35 tipos de comidas
Declaração  de amor ao Piauí
Equipe 6º ano-So quer C do Piauí-Fez um cordel com os alunos da
 turma B.Um cordel para o Piauí com 8 páginas, foram feitas 100 
copias e distribuidas entre as equipe e declamados para os jurados.
Equipe do 5º
Declamou um cordel em Homenagem ao Piauí
Equipe do 7º 
Coreografia e cantou o Hino
Homenagem ao Piauí:
Equipe 6º ano-So quer C do Piauí-Realizou uma coreografia do Hino
 do Piauí.
 
5º ano- Teatro e dança sobre a lenda Cabeça de Cuia 
7º ano -Declamação de um cordel e fotos do Pi
Frutos da Terra
Equipe 7º ano
Equipe do 5º ano-Trouxe a coordenadora do Escola Aberta
Equipe do 6º ano -trouxe o Grupo de Hip Hop do P.Pi
 Atividade de Pesquisa
5º ano- Atividades Econômicas do Piauí  Colonial
 (Apresentação de um álbum seriado)
ano-Atividades Economicas do Piauí/Atualidades - 
apresentação em data show e teatral de um jornal.

Atividades Econômica do Piaui-Período Imperial e ao medados da
 decada de 50.a equipe desenvolveu uma pesquisa sobre a extração 
da carnaúba no estado,trouxe  amostras desta planta e fotos de tudo
 que se é feito com ela.
 Trabalho com a comunidade
6º ano - O Piauí precisa combater a dengue.
Juntamente com a professora Ariane de ciências, a turma fez um mutirão
 de limpeza ao arredores da escola, visitando casas e praças para reacolher
 garrafas e vasilhames.Foram levados cartazes e panfletos  para
 concientização dos moradores.
  EQUIPE VENCEDORA
                 6º ANO =SQC(só quer C ) do Pi

Avaliação:                                                                        
 Podemos avaliar o projeto como excelente em todos os aspectos.
A participação e empenho de todas as equipes em cumprir as provas,
,o  relacionamento entre os professores participantes foram 
fortalecidos com laços de amizades e companheirismo,  
a integração das salas com outros professores, a participação 
da comunidade escolar como um todo, a participação dos pais com
 a venda de rifas e doação de comídas típicas,participação da 
comunidade em geral comprando pontos da rifa e pessoas que
 vieram assistir.A disponibilidades das professoras Luciana e Jossandra 
de darem aula História do Piauí aos sábados para os alunos da
 maratona, a participação deste alunos com frequencia de 100%, 
a disponibilidades dos materiais da escola para o evento 
como data show, caixa de som,microfone,mesas,cadeiras,
medalhas,notebook,câmera filmadora e o premio(passeio para 
turma vencedora).
É de suma importância relatar a participação dos professores 
de outras disciplina na atividade, como a professora Ariane(ciências) 
que ajudou o 6º ano a realizar uma atividade com os alunos da 
turma D,sobre a dengue na comunidade, do professor João
(matemática) do 6º e 7º ano que foi o apresentador do evento,
 o professor Rubens(Ed.Física) que organizou a equipe do 6º ano 
na culminância, do professor Paulo César(língua portuguesa) 
que escolheu e corrigiu os melhores cordeis do 6º ano, das
 professoras do 7º ano Cristiane(ciências ) e Leilane(língua portuguesa) 
que ajudaram nas provas a professora Luciana.As professoras do
 bloco do 1º a 5º ano que apoiaram e ajudaram a equipe do
 professor Wilson.
A Escola Municipal Mª do Socorro possui somente  7 anos, mas 
ainda não havia tido para seus alunos nenhum evento da natureza
 da Olímpiada de História.Com o sucesso do evento professo-
res,coordenadores e direção decidiram tornar a Olímpiada uma 
atividade do calendário anual da escola no mês de maio.Dessa
 forma, os professores possam melhor se organizar e planejar com
 atecedencia suas atividades.

 Auto avaliação                                                                          
 A participação do sexto ano foi excelente, com resalva 
apenas para o comportamento na culminância
 de alguns alunos.A determinação e união das
 salas levou a equipe a vitória.As turmas16BM e
 16AM participaram com frequência supreendente.
A turma com menor participação foi a 16DM.
 Os alunos chegaram pontualmente, participaram
 da organização, se dispuseram a ficar na mesa 
das comidas típicas, a fazerem os pontos da rifa,
 a organizarem a equipe, cantaram,gritaram e 
pularam muito. As provas foram realizadas 
com sucesso. Os alunos da maratona de perguntas 
e respostas não erraram nenhuma questão.
A turma 16BM realizou a prova de Homenagem
 dentro do tempo previsto, se organizou, danço 
cantou e saiu sem nenhum problema.A equipe 
não teve atraso em nehuma prova.Os pais tiram
 fotos e trouxeram muitas comidias típicas que 
foram servidas na hora do lanche. Todas as turmas
 e pessoalmente estamos  de parabéns por termos 
realizado este evento tão surpreendente.
                                                                      
Image du Blog perolascraps.centerblog.net
5º Projeto

NO ANTIGO SITE TEM MAIS PROJETO CLIQUE AQUI